CERI TOH

Ceri toh quer dizer Seridó na língua indígena. O historiador Câmara Cascudo escreveu que Ceri toh significa sem folhagem, pouca folhagem, pouca sombra ou cobertura vegetal, segundo Coriolano de Medeiros...Também ouvi de meu pai que significa paisagem desnuda e gosto mais dessa expressão.
Segundo os judeus significa "refúgio Dele", originada da palavra hebraica she ´eritó, assemelhando-se muito com a palavra Seridó.
De qualquer forma, esta palavra está impregnada em mim desde tempos imemoriais...

quinta-feira, 19 de agosto de 2010




Liébe querida,
Você me pergunta o que é o seridó e onde fica...

O seridó é uma região bastante árida que fica no interior do Rio Grande do Norte. Tem pouquíssimas chuvas durante todo o ano, mas isso faz a diferença nesta região. As pessoas que nasceram nas cidades que fazem parte do seridó são irmanadas, como se tivessem o mesmo sangue. São fortes, determinadas e amáveis. Amam a terra em que nasceram com paixão. Às vezes, precisam ir embora, mas um dia voltam, nem que seja para visitar parentes e amigos e geralmente voltam na época da festa do padroeiro da cidade.
O seridó tem rios temporários,apenas em alguns meses do ano correm águas em seus leitos. No restante do ano eles viram possibilidade de plantio para alimento do corpo e da alma. Tem serras, cordilheiras lindas, tem cercas feitas de pedras, colocadas uma a uma pela mão calejada do agricultor. Tem novena, tem sino repicando chamando as pessoas para a missa das seis horas.
No seridó tem festa nas ruas quando chove, tem barragens feitas para armazenar água, tem feira livre, tem tocador de sanfona e escrevinhador de sonhos. Tem grandes homens e grandes almas. Tem espinhos, mais que flores. Tem pedras, mais que verde. O tempo é cinza, o calor insuportável. As noites são serenas. Algumas vezes no ano, tem trovoadas e rios botando cheia.
As pessoas são bonitas, bondosas, embora tenham na pele e nos olhos a secura do sertão. Mas é um sertão amado, agraciado, forte, de homens que lutam mas que também sabem chorar com os olhos e com a alma.
O seridó é nossa pequena pátria, é um pedacinho esquecido nos cafundós deste nosso Brasil. Mas é lindo, é nosso, é uma parte de cada um de nós, seridoenses.
Mas o sertão não é só paisagem, o sertão é um modo de viver.

6 comentários:

  1. Amei!!!!!!!!!!
    Gostei tanto que me sinto co-autora desse texto, não se pelo sangue (como diz o texto) ou se pela força. O certo é que o Seridó é estado de espírito, é pote com água da cacimba, é gota de orvalho, pingando poesia. Obrigada, grande amiga poeta, pelo palavrinhado bonito e pela certeza desse imenso sertão que você permite se habitar e habitar amigos seridoenses e amantes desse chão como eu.

    beijos, flor!

    Maria Maria

    ResponderExcluir
  2. Jeanne,
    Fiquei aqui no meio do povo passando onde trabalho, controlando uma emoção enorme de experimentar um pouquinho da sua terra nesse texto lindo.
    Há no estio desse chão uma fonte maravilhosa de beber inspiração....
    Obrigada...obrigada....

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. seridó de meu riacho grande do norte RN que tANTO AMo e veNERO!

    ResponderExcluir
  5. nossa, que tocante. e se é mesmo um estado de espírito, é o meu também :)

    beijos.

    ResponderExcluir